CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reunião da Região Metropolitana termina em discussão

Prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez questionou aclamação da presidência do Conselho
Reunião Metropolitana
Prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez questionou aclamação da presidência do Conselho

Prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez questionou aclamação da presidência do Conselho

Formação do Conselho da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 2023, no auditório da Associação de Engenharia e Arquitetura e Agronomia, foi definido o Conselho da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Estiveram presentes representantes do governo estadual, da empresa Implaza (responsável pelo planejamento metropolitano) e prefeitos das cidades envolvidas.

Presidência e Vice-Presidência

Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto, foi eleito presidente do Conselho por aclamação. José Luiz Romanholi (PSD), prefeito de Batatais, assumirá a vice-presidência. A escolha gerou controvérsia, com Zezio Jiménez, chefe executivo de Sertãozinho, alegando não ter sido comunicado sobre o acordo prévio.

Próximos Passos e Projetos

Com a formação do Conselho, os projetos de interesse das 34 cidades da região metropolitana poderão ser iniciados. Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho, representante da Implaza, explicou que o Conselho deliberará sobre as necessidades comuns aos municípios. Duarte Nogueira destacou a viabilização do regimento interno e da agência executiva, responsável pelo recebimento de projetos e destinação de recursos. O presidente também mencionou conversas com o governador para a aprovação do projeto de lei que trata da agência. Entre as prioridades, está a duplicação da rodovia Artur Costa-Corta (Jardinópolis), com previsão de início das obras até junho de 2024. O secretário de transportes do Estado, Alberto Macedo, apontou o aeroporto Leite Lopes como questão fundamental a ser priorizada. A região metropolitana de Ribeirão Preto abrange 14.800 km², 6% do estado de São Paulo, com 1.600.000 habitantes e PIB estimado em mais de R$ 48 bilhões. O Conselho terá a função de definir projetos e obras com os recursos do fundo de desenvolvimento.

A instalação do Conselho representa um passo importante para o desenvolvimento regional, permitindo a coordenação de esforços e a otimização do uso dos recursos disponíveis para as 34 cidades que compõem a região metropolitana.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.