A UNICA e a Orplana formalizaram a revisão do modelo do Consecana SP, estabelecendo um novo fator de remuneração para produtores. O principal ponto é a criação de um adicional de 4,5% no pagamento da cana, aplicado exclusivamente ao produtor e fora da fórmula padrão.
O acordo prevê que o reajuste será retroativo às safras 2024/2025 e 2025/2026, além de valer para os próximos ciclos. Contratos já existentes dentro do modelo padrão também terão direito ao ajuste, enquanto novos contratos deverão incorporar esse percentual como valor mínimo de remuneração em determinadas condições.
Além da recomposição de preços, o novo modelo traz mudanças na governança, como revisão do processo decisório, profissionalização da gestão e auditoria independente na apuração do ATR. A proposta busca aumentar a previsibilidade e reduzir distorções na relação entre produtores e indústria. Ouça o áudio completo do Giro do Agro para entender os impactos da mudança no setor.