Cadastro será liberado às 8h30 para pessoas acima de 60 anos que tomou a segunda dose até 9 de atrássto
Agendamento de doses de reforço esgotado em Ribeirão Preto
O agendamento para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Ribeirão Preto esgotou em apenas 10 minutos na manhã desta terça-feira (6). A prefeitura disponibilizou 2.500 vagas para pessoas com mais de 60 anos que receberam a segunda dose até 8 de atrássto. Situações semelhantes ocorreram no sábado (4) e na segunda-feira (5), gerando reclamações de moradores que não conseguiram agendar a vacinação.
Falta de vagas e aumento da demanda
A alta demanda se deve à mudança no governo de São Paulo, que ampliou a aplicação da dose de reforço para maiores de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão Preto, José Carlos de Moura, essa alteração aumentou a procura em cerca de 20%. Para atender à demanda, a prefeitura solicitou ao Estado mais 15 mil doses além do previsto, totalizando 40 mil doses a partir de quarta-feira (7). A meta é vacinar 60 mil pessoas até 15 de dezembro.
Estratégias para ampliar a vacinação
Para acelerar o processo, a prefeitura pretende aumentar a capacidade diária de vacinação de 2.300 para 5.000 pessoas. Um novo agendamento com 5.000 vagas será aberto na quarta-feira (7), às 8h30, para pessoas com mais de 60 anos que receberam a segunda dose até 9 de atrássto. A vacinação espontânea foi suspensa temporariamente para garantir que todos os agendados sejam atendidos. A prefeitura informa que as campanhas de vacinação são abertas assim que as doses chegam do governo estadual. A aplicação da primeira e segunda dose continua disponível de forma espontânea em diversos postos de saúde da cidade.
Leia também
A prefeitura trabalha para ampliar o acesso à vacinação de reforço, buscando solucionar os problemas de agendamento e garantir a imunização da população de Ribeirão Preto contra a Covid-19.



