CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão adere campanha de combate ao mosquito da dengue

Ações visam conscientizar a população dos riscos da proliferação do mosquito ao deixar água limpa parada
combate dengue
Ações visam conscientizar a população dos riscos da proliferação do mosquito ao deixar água limpa parada

Ações visam conscientizar a população dos riscos da proliferação do mosquito ao deixar água limpa parada

Ribeirão Preto intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

Ações em diferentes locais

A cidade de Ribeirão Preto aderiu à campanha estadual de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações incluem trabalhos em hospitais, UBSs, creches, condomínios e até mesmo em praças, como a Praça XV, com distribuição de informações e orientações à população.

Cuidados essenciais da população

A coordenadora do Programa de Divisão de Vigilância Ambiental de Ribeirão Preto, Lúcia Taveira, destaca a importância dos cuidados domiciliares. A população deve ficar atenta à água parada em vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeira e outros recipientes. A recomendação é furar pratos de vasos, limpar ralos regularmente e esvaziar a bandeja da geladeira a cada 15 dias, período que corresponde ao ciclo de vida do mosquito.

Números e alertas

Em outubro, Ribeirão Preto registrou seis casos de dengue, uma queda significativa de 86% em comparação ao mesmo período do ano passado. Apesar da redução, o índice de infestação do Aedes aegypti chegou a níveis alarmantes, acima de quatro, o que requer ações preventivas para evitar surtos, principalmente em períodos chuvosos. Além de Ribeirão Preto, outras cidades da região, como Bebedouro, Barretos e Jardinópolis, também estão em alerta.

A conscientização da população é fundamental para o sucesso do combate ao mosquito. A prevenção, por meio de ações individuais e coletivas, é a melhor forma de evitar a proliferação do Aedes aegypti e proteger a saúde pública.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.