Especialistas apontam que a melhora na mobilidade urbana é fundamental no fomento à economia
Desafios da Mobilidade Urbana em Ribeirão Preto e Região
Ribeirão Preto, com sua região metropolitana composta por 34 cidades e quase 1,8 milhão de habitantes, enfrenta desafios significativos em mobilidade urbana. A intensa movimentação de pessoas para trabalho, estudo e serviços gera congestionamentos e dificuldades no transporte público, impactando a qualidade de vida da população. Um exemplo disso é a experiência de Isadora Machado, moradora de Batatais, que diariamente enfrenta horas de viagem em ônibus lotados e sem ar condicionado para chegar ao trabalho em Ribeirão Preto.
Integração Regional e Soluções Propostas
Para solucionar esses problemas, a integração do transporte público regional é crucial. A proposta de uma tarifa única, por exemplo, poderia facilitar o deslocamento entre municípios. O governo do estado, por meio da contratação da FIP para elaboração do plano de desenvolvimento urbano, busca soluções para os próximos 10 anos, incluindo a conurbação das cidades da região. O vice-prefeito e secretário municipal de planejamento, Daniel Gopi, destaca a importância de um crescimento sustentável e a necessidade de mapear os deslocamentos para melhor planejar a mobilidade metropolitana.
Ribeirão Preto como Capital Regional e o Futuro da Mobilidade
A discussão sobre o papel de Ribeirão Preto como capital regional é fundamental para o avanço da mobilidade. Para o vereador Marcos Papa, presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal, a cidade, com seu PIB expressivo, tem o potencial de liderar a região e implementar um modelo de mobilidade eficiente. Uma mobilidade urbana eficiente atrai mais pessoas e contribui para o desenvolvimento regional, melhorando a qualidade de vida. A integração de pelo menos 5% dos usuários do transporte público regional ao sistema municipal está nos planos, mas a forma como isso será feito ainda precisa ser definida.
Leia também
O futuro da mobilidade em Ribeirão Preto e região depende de ações conjuntas e planejamento estratégico. A implementação de soluções inovadoras e a cooperação entre os municípios são essenciais para garantir um sistema de transporte público eficiente, confortável e acessível a todos.