Cidade chegou a 76,82 pontos no índice do Município Verde Azul, e atrásra ocupa a 21ª colocação no estado
Ribeirão Preto avança 20 posições no ranking do programa Município VerdeAzul
Melhora significativa no ranking
Em avaliação parcial do primeiro semestre, Ribeirão Preto alcançou 76,82 pontos no programa Município VerdeAzul, saltando do 41º para o 21º lugar no ranking. Essa evolução significativa é comemorada pela prefeitura, que destaca o trabalho realizado na área ambiental, saneamento básico e gestão de recursos.
Sucesso em saneamento e gestão de resíduos
Segundo Fernando Cicarelli, responsável pela participação de Ribeirão Preto no programa, o sucesso se deve principalmente aos avanços em saneamento ambiental, tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos. A cidade também pontuou positivamente em ações para aumentar o número de árvores e implementar educação ambiental.
Leia também
- Ribeirão Preto fica na 34ª posição no ranking de desenvolvimento municipal entre cidades paulistas
- Ranking saneamento básico cidades brasileiras: Ribeirão Preto e Franca melhoram posições no ranking do saneamento básico
- João Fonseca atinge melhor posição da carreira em atualização de ranking da ATP após Wimbledon
Incentivos e colaboração da população
A boa classificação no Município VerdeAzul traz benefícios para Ribeirão Preto, como premiações do governo estadual que podem incluir máquinas e equipamentos para investimentos ambientais. Cicarelli destaca a importância da colaboração da população, incentivando ações como plantar árvores, evitar queimadas e descartar corretamente os resíduos. A participação cidadã contribui diretamente para a pontuação da cidade e melhora a qualidade de vida de todos.
A prefeitura espera alcançar pelo menos 80 pontos na segunda avaliação, prevista para o final do ano. O programa Município VerdeAzul reconhece e incentiva as cidades paulistas a adotarem práticas sustentáveis, e a evolução de Ribeirão Preto demonstra o compromisso da cidade com um futuro mais verde e sustentável.



