CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão apresenta média diária de 236 casos de Covid-19 por dia, de 21 a 27 de abril

Números não mostram sinais de queda dos casos da cidade e preocupa futuro da doença na cidade
casos de Covid-19
Números não mostram sinais de queda dos casos da cidade e preocupa futuro da doença na cidade

Números não mostram sinais de queda dos casos da cidade e preocupa futuro da doença na cidade

Ribeirão Preto enfrenta o pior mês da pandemia desde o início dos registros, com abril registrando um número alarmante de mortes por Covid-19.

Mortes e novos casos

Nas últimas duas semanas de abril, 127 pessoas morreram na cidade. De 14 a 20 de abril, foram 67 óbitos, e de 21 a 27 de abril, 60. O boletim da quinta-feira reportou mais 196 casos, totalizando 5.735 infecções confirmadas em abril. Ainda há 2.168 exames aguardando resultados. Desde o início da pandemia, 70.494 moradores testaram positivo, e o número de mortes chegou a 1.862, com quatro novas vítimas recentes (duas mulheres e dois homens com idades entre 62 e 81 anos).

Situação hospitalar crítica

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, todas as vítimas recentes apresentavam comorbidades e estavam internadas. A ocupação de leitos de UTI chegou a 100% em alguns hospitais, principalmente os privados. Pedro Palos, diretor do Grupo São Lucas, explica que a situação não está normalizada, com um grande número de pacientes em UTIs. Embora a quantidade de novos pacientes tenha diminuído, a alta hospitalar é lenta, criando a impressão de que o número de internações permanece alto. Há uma queda significativa nas internações em enfermaria e pronto-atendimento, o que deve levar a uma redução posterior nas UTIs.

Preocupação com flexibilização e próximos eventos

Com a flexibilização das medidas restritivas em São Paulo e a entrada na fase de transição, há preocupação com a possibilidade de aumento de casos devido a eventos como o Dia das Mães. O diretor do Grupo São Lucas alerta para a necessidade de conscientização da população para evitar aglomerações. Embora o impacto de novas infecções não seja imediato, um aumento de casos pode sobrecarregar o sistema de saúde em duas a três semanas. A média diária de novos casos em abril se manteve alta, em torno de 230 a 236 casos por dia, e a ocupação de UTIs está em 92,88%, com 287 leitos ocupados de um total de 309. A situação permanece preocupante, e a possibilidade de uma nova onda de infecções no final de junho ou julho não pode ser descartada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.