De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (19), a cidade teve a positivação de 65 novos testes
Ribeirão Preto registra recorde de casos de Covid-19 em 24 horas
Novo recorde de casos
Nas últimas 24 horas, Ribeirão Preto confirmou 65 novos casos de Covid-19, elevando o número total de infectados de 521 para 586. Este é o maior aumento diário registrado no município desde o início da pandemia, superando os 39 casos registrados em 12 de maio.
Aumento de testes e medidas de prevenção
O secretário de saúde, Sandro Scarplini, atribuiu o aumento no número de casos à ampliação da testagem na cidade. Agora, pacientes com sintomas leves de síndrome gripal também estão sendo testados nos postos de saúde. Como medida preventiva, a prefeitura suspendeu a coleta seletiva de lixo para proteger os trabalhadores e evitar a propagação do vírus, seguindo recomendação da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. Os recicláveis serão recolhidos pela coleta de resíduos domiciliares, e os catadores cooperados estão recebendo apoio da prefeitura com cestas básicas, máscaras e materiais de higiene.
Leia também
Impacto em serviços públicos e medidas de auxílio
A prefeitura prorrogou por mais um mês a suspensão da cobrança da tarifa social de água, incluindo a proibição de cortes no fornecimento para usuários cadastrados como categoria residencial social até 21 de março, com consumo de até 15 mil litros. O benefício atende pessoas carentes com renda familiar de até um salário mínimo e meio, incluindo famílias que recebem Bolsa Família ou outros benefícios sociais. Apesar do aumento de casos, a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém estável em 38%, e a de enfermaria em 28,5%. Até o momento, o município registra 15 óbitos.
Ribeirão Preto enfrenta um aumento significativo nos casos de Covid-19, mas as autoridades de saúde garantem que estão monitorando a situação e tomando medidas para conter a propagação do vírus, oferecendo suporte aos trabalhadores e à população mais vulnerável.



