CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão chega a 60.137 casos e 1.447 mortes por Covid-19

Foram mais 139 diagnósticos e três óbitos no último boletim; mês de março já registra 197 vidas perdidas pelo vírus
casos de Covid-19
Foram mais 139 diagnósticos e três óbitos no último boletim; mês de março já registra 197 vidas perdidas pelo vírus

Foram mais 139 diagnósticos e três óbitos no último boletim; mês de março já registra 197 vidas perdidas pelo vírus

Ribeirão Preto enfrenta um novo pico da pandemia de Covid-19, com números alarmantes de casos e mortes em março de 2021.

Números preocupantes

Nesta quinta-feira, a cidade ultrapassou a marca de 60 mil casos confirmados, registrando mais 169 novos casos nas últimas 24 horas, totalizando 60.137. Março se tornou o mês com maior número de mortes desde o início da pandemia, com 197 óbitos registrados, superando julho de 2020 (194 mortes). Três novas mortes foram confirmadas no último boletim, elevando o total para 1.447 óbitos.

Sistema de saúde sobrecarregado

A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 92%, com 264 pacientes internados em 285 leitos disponíveis. Nas enfermarias, a taxa de ocupação é de 84%, com 240 pacientes em 284 leitos. Há 204 respiradores em uso na cidade. Apesar do aumento da oferta de leitos de UTI em um mês (de 208 para 285), a taxa de ocupação permanece crítica, acima de 90%, colocando o sistema de saúde à beira do colapso. O superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Maciel, descreve a situação como um ciclo vicioso, que só será interrompido com a redução da transmissibilidade do vírus.

Falta de profissionais de saúde

Além da alta ocupação hospitalar, Ribeirão Preto enfrenta a escassez de profissionais de saúde, principalmente para a ativação de novos leitos de UTI. A dificuldade em contratar médicos e enfermeiros, mesmo temporariamente, agrava a situação. A exaustão da equipe médica, que trabalha há mais de um ano na linha de frente da pandemia, contribui para o problema. A perspectiva, no momento, é de que a redução da transmissão do vírus seja a única solução para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.

A situação em Ribeirão Preto demonstra a gravidade do momento atual da pandemia e a necessidade urgente de medidas para controlar a transmissão do vírus e garantir o atendimento adequado à população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.