CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão completa um ano desde as primeiras medidas restritivas provocadas pela pandemia

Hoje o município tem quase 60 mil casos e mais de 1,4 mil mortes provocadas pela doença
pandemia no Brasil
Hoje o município tem quase 60 mil casos e mais de 1,4 mil mortes provocadas pela doença

Hoje o município tem quase 60 mil casos e mais de 1,4 mil mortes provocadas pela doença

De um ano para cá, a vida em Ribeirão Preto, assim como em outras cidades, mudou drasticamente. A pandemia de Covid-19 forçou a adoção de medidas restritivas para conter a transmissão do vírus.

O início da pandemia em Ribeirão Preto

Quando a prefeitura decretou estado de calamidade pública, em março de 2020, a cidade registrava apenas oito casos de Covid-19. O cenário era bem diferente do atual. O comércio fechou, a circulação de ônibus foi reduzida e as ruas ficaram vazias. A população sentiu fortemente a falta de convívio social, com relatos de dificuldades, principalmente para crianças, que ficaram privadas de brincar ao ar livre.

O retorno à normalidade e a nova onda

Aos poucos, a cidade voltou ao ritmo normal, mas ninguém imaginava o que estava por vir. Atualmente, o cenário é preocupante, com aumento de internações e circulação de uma variante mais agressiva. Apesar disso, há uma boa notícia: a vacinação avançou mais rápido do que o previsto, segundo o infectologista Valdes Bolela, do Hospital das Clínicas. A aplicação da primeira dose em menos de 12 meses superou as expectativas.

O pior momento da pandemia e o futuro

Ribeirão Preto vive hoje o pior momento da pandemia, com taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima de 90% há vários dias. A cidade se aproxima dos 60 mil casos positivos e já ultrapassou 1.400 mortes. A duração dessa fase crítica é incerta. A negligência com as medidas de proteção pode prolongar a situação, gerando novas ondas de contágio, como já ocorre na Europa. Somente com a vacinação de mais de 80% da população haverá uma maior estabilidade.

Em suma, a trajetória da pandemia em Ribeirão Preto demonstra a imprevisibilidade do vírus e a importância da vacinação e do cumprimento das medidas sanitárias para controlar a disseminação da doença e minimizar seus impactos na população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.