A menina tinha doença neurológica crônica, estava internada em um hospital particular, e acabou falecendo na sexta (28)
Mais uma vítima fatal da Covid-19 em Ribeirão Preto: uma adolescente de 12 anos com doença neurológica crônica.
Mortes por Covid-19 em Ribeirão Preto
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto divulgou ontem, 30 de maio, um boletim epidemiológico com dados preocupantes. Além da morte da adolescente, outras 22 pessoas faleceram entre os dias 21 e 29 de maio, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 2.188, sendo 1.144 somente em 2023 (52,28%). A vítima mais velha tinha 91 anos. Duas mortes estão com histórico de saúde em investigação, enquanto as demais apresentavam comorbidades.
Ocupação de leitos de UTI
O boletim também apontou um número alarmante de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). No dia anterior à divulgação, o índice chegou a 311 pacientes, o maior desde o início da pandemia. Embora tenha havido uma pequena queda para 308 pacientes à tarde e 309 na manhã seguinte, a taxa de ocupação de leitos de UTI permanece alta, em 95,95%.
Leia também
Reflexões sobre os dados
Os dados recentes reforçam a necessidade de vigilância e cuidados com a Covid-19. A morte de uma adolescente demonstra a gravidade da doença, mesmo para pessoas aparentemente saudáveis, e destaca a importância da vacinação e dos cuidados preventivos. A alta taxa de ocupação de leitos de UTI indica a necessidade de reforçar as medidas de prevenção e o sistema de saúde precisa estar preparado para lidar com possíveis novas ondas da pandemia.



