Doença viral não tem tratamento específico, os profissionais de saúde atuam no combate aos sintomas
Ribeirão Preto registra o oitavo caso de M-pox (varíola dos macacos).
Sintomas da M-pox
De acordo com o infectologista Benedito Fonseca, a doença se manifesta inicialmente com febre, dores no corpo e mal-estar generalizado. Pode haver dor de garganta, mas o sintoma característico é o aumento dos gânglios linfáticos (ínguas). Após cerca de quatro dias, surgem manchas avermelhadas na pele que evoluem para vesículas e, posteriormente, crostas. A transmissibilidade persiste durante todo o período da doença, inclusive com a presença das crostas.
Transmissão e Período de Contagio
A M-pox é transmitida pelo contato íntimo, seja pela pele ou via sexual, e, em alguns casos, até mesmo por meio de conversas próximas entre pessoas infectadas. O período de incubação é de aproximadamente sete dias. A pessoa infectada só pode retomar suas atividades após a queda de todas as crostas e formação de nova pele, um processo que leva cerca de três semanas.
Recomendações
Quem teve contato com alguém apresentando lesões características da M-pox deve ficar atento aos sintomas. A doença possui um período de evolução prolongado, exigindo cuidados e acompanhamento médico.



