Em 2016, o município anunciou obras para evitar prejuízos; Prefeitura diz que obras de microdrenagem resolveram os problemas
Ribeirão Preto foi incluída pelo governo federal na lista de 1900 cidades brasileiras com risco de desastres climáticos, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. O município está suscetível a enxurradas, inundações e deslizamentos, segundo o levantamento.
Obras de Macro Drenagem: Projetos Paralisados
Apesar da vulnerabilidade, obras de macro drenagem que poderiam mitigar esses riscos ficaram estagnadas nos últimos anos. Em 2016, a Prefeitura apresentou projetos como a barragem de Bom Fim Paulista, a barragem de Santa Luzia, a barragem Royal Park e a canalização de córregos em diversas regiões da cidade. No entanto, nenhum deles foi executado.
Ações de Micro Drenagem e o Plano de Saneamento
A administração municipal argumenta que, nas últimas décadas, foram realizadas ações de micro drenagem que teriam amenizado os problemas crônicos de enchentes em áreas urbanas. A prefeitura afirma que o plano de saneamento contempla medidas de curto, médio e longo prazo, sujeitas a revisões periódicas devido à dinâmica da urbanização. Além disso, a revisão do plano de saneamento, que inclui um diagnóstico atualizado e ações futuras para a drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, está em andamento.
Leia também
Necessidade de Adaptação
A inclusão de Ribeirão Preto na lista de cidades em risco reforça a necessidade de ações efetivas para prevenir desastres climáticos. A revisão do plano de saneamento e a implementação de projetos de macro drenagem são cruciais para garantir a segurança da população diante de eventos extremos.



