Ideia é aumentar o acesso a testes genéticos para antecipar as demandas do setor e dar apoio a pesquisa de novos produtos
Ribeirão Preto receberá, até o segundo semestre de 2024, um laboratório especializado em genética molecular, fruto de uma parceria entre o Supera Parque de Inovação e Tecnologia (ligado à USP) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
Avanços na Genética Molecular
O novo laboratório utilizará tecnologias de ponta, como microarrays, para realizar testes genéticos em diversas áreas, incluindo saúde humana e animal, agropecuária e desenvolvimento de produtos biotecnológicos. A técnica de microarray, ainda pouco utilizada no Brasil, permitirá análises genéticas abrangentes e mais precisas, acelerando diagnósticos e abrindo caminho para tratamentos mais eficazes, principalmente no combate ao câncer.
Impacto na Saúde e na Pesquisa
A centralização de testes genéticos em um único polo agilizará resultados de exames, reduzirá custos e impulsionará a pesquisa de novos produtos e tratamentos. Para a área médica, a expectativa é de diagnósticos mais rápidos e precisos de doenças genéticas, contribuindo para um atendimento mais eficiente à população. O laboratório também visa atrair investimentos para a área de pesquisa e tecnologia, fortalecendo Ribeirão Preto como polo de desenvolvimento científico.
Leia também
Inovação e Desenvolvimento
A implantação do laboratório está dentro do cronograma previsto e espera-se que, a partir do segundo semestre, o mesmo esteja totalmente operacional. A iniciativa representa um avanço significativo para a cidade e para o país, impulsionando a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico na área da genética molecular, beneficiando pesquisadores, empreendedores e, principalmente, a população.


