CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão deve iniciar campanha de vacinação com a CoronaVac

Cidades vão seguir plano do Estado, mas não descartam uso da PFizer, diz diretora do Departamento de Vigilância
vacinação CoronaVac
Cidades vão seguir plano do Estado, mas não descartam uso da PFizer, diz diretora do Departamento de Vigilância

Cidades vão seguir plano do Estado, mas não descartam uso da PFizer, diz diretora do Departamento de Vigilância

Ribeirão Preto se prepara para receber as vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa e define a logística de distribuição.

Vacinação em Ribeirão Preto: Um olhar sobre a logística

Em entrevista à CBN, Luzia Marcia Romanholli, diretora de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, esclareceu que o município seguirá o plano estadual de imunização. A expectativa é receber as vacinas do governo estadual, sem necessidade de compra antecipada. A produção da Coronavac pelo Instituto Butantan e a compra da vacina Pfizer pelo governo federal são fatores que influenciam a estratégia local.

Desafios logísticos: Armazenamento e distribuição

Um dos principais desafios é o armazenamento da vacina Pfizer, que requer freezers a -70°C. Ribeirão Preto não possui essa infraestrutura em larga escala, mas conta com câmaras frigoríficas para armazenar outras vacinas em temperaturas menores. Soluções alternativas, como o uso de gelo seco, estão sendo consideradas para garantir a conservação adequada das doses. A cidade possui capacidade para armazenar e distribuir até 280 mil doses de vacina por mês, e melhorias na infraestrutura estão sendo realizadas para aumentar essa capacidade.

Cronograma e conscientização

O cronograma de vacinação seguirá as fases definidas pelo governo estadual, priorizando grupos de risco e profissionais de saúde. A população será orientada sobre o processo de vacinação, assim como ocorreu na campanha de influenza. A conscientização sobre a importância do uso de máscaras, distanciamento social e redução de encontros não essenciais permanece crucial, mesmo com a chegada da vacina, até que a imunização da população seja completa. A expectativa é que a vacinação contribua significativamente para o controle da pandemia na cidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.