Cadastro foi aberto na manhã desta quinta (1º), mas em meia hora todas as nove mil vagas foram preenchidas
O sistema de agendamento de vacinas contra a Covid-19 em Ribeirão Preto passou por mudanças, com a prefeitura lançando um sistema online exclusivo. Nesta quarta-feira, 23 de novembro, foi aberta a possibilidade de agendamento para pessoas entre 40 e 49 anos, mas as vagas se esgotaram em menos de meia hora.
Agendamento Relâmpago e Doses Limitadas
A rápida exaustão das vagas se deve à combinação de um público-alvo maior (faixas etárias menores) e à quantidade limitada de doses enviadas pelo governo. A Secretaria da Saúde disponibilizou 9 mil doses para a faixa etária de 40 a 49 anos, mas o agendamento foi encerrado 30 minutos após o início, às 8h30 da manhã.
Experiências Diversas e Dificuldades no Acesso
Algumas pessoas relataram dificuldades no acesso ao sistema, com longas filas virtuais e erros na página de agendamento. Outras, no entanto, utilizando estratégias como manter múltiplas páginas abertas e atualizar constantemente, conseguiram agendar com sucesso. A disparidade de experiências demonstra os desafios do sistema atual diante da alta demanda.
Próximos Passos e Informações Adicionais
A prefeitura ainda não divulgou uma previsão para a abertura de novos agendamentos. A disponibilidade futura dependerá do envio de novas doses pelo governo federal e estadual. Para aqueles que conseguiram agendar, a vacinação ocorrerá amanhã, sexta-feira e sábado em diversas unidades de saúde da cidade. É necessário levar documento oficial com foto, comprovante de endereço atualizado de Ribeirão Preto, a ficha do VaccinaJá preenchida e o CPF. Embora o VaccinaJá não seja obrigatório em todos os casos, a prefeitura recomenda seu uso. A justificativa para a solicitação do VaccinaJá é a garantia de um panorama do número de pessoas dispostas a se vacinar, auxiliando no envio de mais doses para a cidade.



