Destaque foi o setor de serviços responsável por 1.320 contratações; economista Adnan Jebailey comenta os números do Caged
Ribeirão Preto se destaca na geração de empregos em maio de 2023, ocupando a terceira posição no estado de São Paulo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram criadas 1.939 vagas formais de trabalho.
Setor de Serviços Impulsiona a Geração de Empregos
O setor de serviços foi o grande destaque, com a abertura de 1.320 postos de trabalho. Esse número representa um crescimento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior (975 vagas) e com o ano de 2020, durante o auge da pandemia. A análise detalhada mostra crescimento em serviços administrativos e locação de mão de obra (faxina, segurança, portaria), indicando uma retomada das atividades presenciais.
Comércio Varejista e a Demanda por Produtos de Limpeza
Outro setor que apresentou crescimento expressivo foi o comércio, com 474 vagas abertas. Dentro do comércio, o varejo de saneantes (produtos de limpeza) se destacou, sugerindo um aumento na demanda por esses produtos devido à retomada das atividades presenciais em escritórios e empresas.
Leia também
Perspectivas para os Próximos Meses
O economista Adnan Gebale prevê que o setor de serviços continuará liderando a geração de empregos nos próximos meses, impulsionado pela volta ao trabalho presencial. O comércio também deve manter um ritmo positivo de contratações, especialmente no segundo semestre, impulsionado por eventos como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Apesar da inflação e do período pré-eleitoral, o cenário é considerado otimista, principalmente em comparação com o ano anterior, marcado por restrições da pandemia.



