Cidades ocupam as posições de número 33 e 56, respectivamente; coordenadora da Enap, Kamyle Medina, explica o estudo
Ribeirão Preto e Franca se destacam em ranking de cidades brasileiras propícias ao empreendedorismo, segundo relatório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Melhores Cidades para Empreender
Um estudo recente da ENAP posicionou Ribeirão Preto em 33º lugar e Franca em 56º lugar entre as melhores cidades brasileiras para empreender em 2023. A economista e coordenadora-geral substituta da pesquisa da ENAP, Camille Medina, detalhou os critérios utilizados na avaliação.
Pilares da Avaliação
A pesquisa da ENAP levou em consideração sete pilares: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. A análise utilizou dados públicos oficiais, disponíveis no site da ENAP e do IPEA, desde 2020. No quesito ambiente regulatório, Ribeirão Preto ficou em 46º e Franca em 49º, considerando tempo de abertura de empresas, tributação e complexidade burocrática. Em infraestrutura, Ribeirão Preto ocupou a 41ª posição e Franca a 47ª. Apesar de manterem bons resultados em relação ao ano anterior, a melhora de outros municípios influenciou na queda de posições.
Leia também
- Ranking saneamento básico cidades brasileiras: Ribeirão Preto e Franca melhoram posições no ranking do saneamento básico
- Pesquisa revela que 94% das brasileiras concordam que salários devem ser iguais entre homens e mulheres
- Estudante da USP Ribeirão é reconhecida entre as 25 melhores jovens cientistas da América Latina
Pontos Fortes e Necessidades de Melhoria
Franca superou Ribeirão Preto em alguns quesitos, como mercado, acesso a capital, inovação e cultura empreendedora. Entretanto, ambas as cidades apresentaram reduções no PIB per capita e na inovação. Em Ribeirão Preto, observou-se também uma redução na proporção de mestres e doutores em ciência e tecnologia e no tamanho da indústria inovadora. Já em Franca, houve redução no capital poupado per capita. Em ambas, houve queda no pilar de cultura empreendedora, indicando menor interesse da população em empreender, segundo dados do Google Trends. A especialista sugere políticas públicas de incentivo à formação de mestres e doutores, à indústria inovadora e à busca de informações sobre empreendedorismo para melhorar esses aspectos.
Os dados completos da pesquisa estão disponíveis nos sites da ENAP (enap.gov.br) e do IPEA (ipea.gov.br), permitindo uma análise mais detalhada do cenário empreendedor em cada município e auxiliando investidores e empreendedores na tomada de decisões.



