CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão e Franca estão entre as cidades com a maior média de mortes de trânsito no Estado

Franca tem média de nove mortes a cada 100 mil habitantes, Ribeirão Preto vem logo em seguida
Mortes de trânsito
Franca tem média de nove mortes a cada 100 mil habitantes, Ribeirão Preto vem logo em seguida

Franca tem média de nove mortes a cada 100 mil habitantes, Ribeirão Preto vem logo em seguida

Ribeirão Preto e Franca entre as cidades com maior índice de mortes no trânsito de SP

Mortes no trânsito em cidades paulistas

Pesquisa da USP aponta que Ribeirão Preto e Franca estão entre as cidades com maior média de acidentes fatais em São Paulo, considerando municípios com mais de 200 mil habitantes. Praia Grande lidera o ranking, seguida por Santos e Araraquara. Franca ocupa a quarta posição, com 9 acidentes por 100 mil habitantes, e Ribeirão Preto fica em quinto, com quase 9. Bauru e São Carlos apresentam os menores índices, com menos da metade de mortes em comparação a Franca e Ribeirão Preto.

Causas e responsabilidades

O engenheiro civil Luiz Rizzati destaca a imprudência dos motoristas como principal fator. O uso do celular ao volante, por exemplo, aumenta o risco de acidentes em 4 a 5 vezes, e digitar mensagens eleva esse risco para 25 vezes. A falta do cinto de segurança e a omissão na sinalização com setas também contribuem para o número de acidentes. A pesquisa também aponta a necessidade de melhorias na sinalização viária e reparo de buracos nas ruas, responsabilidades do poder público.

Ações para um trânsito mais seguro

A professora Magali Pasiã Romão (Fatech) enfatiza a responsabilidade compartilhada entre motoristas, poder público, fabricantes de automóveis e demais envolvidos na infraestrutura e manutenção viária. A conscientização e o respeito às leis de trânsito são cruciais para reduzir o número de acidentes e mortes. Ações de educação, fiscalização e melhorias na infraestrutura são fundamentais para um trânsito mais seguro.

Em resumo, a segurança no trânsito depende da conscientização e responsabilidade de todos, desde motoristas e pedestres até o poder público e demais agentes envolvidos. Ações conjuntas são necessárias para reduzir o número de acidentes e salvar vidas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.