Curso na USP é o segundo mais concorrido do estado; ao todo quatro universidades da cidade ministram medicina
Ribeirão Preto se destaca como uma das cidades mais procuradas por estudantes de medicina, com a USP local figurando entre as mais concorridas do estado de São Paulo.
Concorrência acirrada
A USP Ribeirão Preto oferece 77 vagas para medicina, atraindo 8.300 candidatos este ano, resultando em uma concorrência de 108 candidatos por vaga. Somente a USP da capital paulista apresenta concorrência maior, com 115 candidatos por vaga. Além da USP, três universidades privadas na cidade também oferecem o curso.
Perspectivas dos estudantes
A estudante Maria Júlia, de 20 anos, demonstra apreensão com a prova, apesar de seu empenho nos estudos. Ela acredita que a alta concorrência se deve, em parte, às perspectivas financeiras da profissão. Já Lucas Guidette Rocha se mostra confiante, afirmando que a dificuldade da prova está relacionada à preparação individual.
A visão do gestor
Silvio Peçanha Neto, gestor do curso de medicina da Estácio em Ribeirão Preto, reconhece a segurança financeira como um fator motivador para a alta concorrência, mas enfatiza a importância da vocação e da dedicação à medicina. Ele destaca que a escolha deve estar alinhada com o papel social do médico, e não apenas com ganhos financeiros. Na Estácio, a concorrência é menor, com 8 candidatos por vaga, mas ainda significativa. Atualmente, cerca de 1300 alunos estão matriculados no curso de medicina da USP em Ribeirão Preto. A primeira fase da Fuvest, para ingresso na USP, acontece no próximo domingo, dia 25 de novembro.



