Milhares de ribeirão-pretanos passam diariamente pelo problema: atendem o telefone, ninguém responde e a ligação cai
O aumento significativo de ligações silenciosas e indesejadas tem impactado a rotina de muitos brasileiros. Em cidades como Ribeirão Preto, o número de reclamações sobre esse tipo de contato disparou nos últimos meses, segundo o portal Reclame Aqui.
O Transtorno do Dia a Dia
Para profissionais que dependem do telefone para o trabalho, como a publicitária Stephanie Job, o problema se agrava. A constante rejeição de chamadas de números desconhecidos, muitas vezes com ofertas insistentes de produtos ou serviços já recusados, interfere na produtividade e gera frustração. A empresária Janaína Bilívio também relata o impacto negativo na sua rotina, com a dificuldade de bloquear a enxurrada de ligações.
Direito do Consumidor e Ações Legais
O advogado especialista em direito do consumidor, Juliano Pesini, explica que existem meios legais para conter esse tipo de assédio. Em casos de insistência, é possível ingressar com processo judicial, pleiteando indenização por danos materiais (perda de clientes, contratos) e danos morais (transtornos psicológicos, principalmente para idosos ou pessoas doentes).
Como se Proteger
O cadastro no serviço Plocom permite bloquear o recebimento de ligações de telemarketing. Após o pedido de bloqueio, as empresas têm 30 dias para se adequar; caso contrário, estão sujeitas a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor. É importante ressaltar que a lei não abrange ligações para doações ou cobranças. Mesmo assim, o bloqueio de números e a denúncia aos órgãos de proteção ao consumidor são medidas eficazes para minimizar o problema.



