Festas de fim de ano podem contribuir para uma nova alta de casos no começo de 2023, como explica o pesquisador Vitor Valenti
Ribeirão Preto encerra 2022 com altos números de Covid-19
Números alarmantes
Ribeirão Preto registrou 63.506 casos confirmados de Covid-19 e 416 mortes até o final de 2022. Os dados de dezembro foram os mais altos desde julho, com 4.465 casos confirmados até o dia 27. As festas de fim de ano podem contribuir para um aumento ainda maior de casos no início de 2023.
Recomendações para festas de fim de ano
O professor e pesquisador da Unesp, Vitor Ingrácia Valente, ofereceu orientações importantes para quem pretende participar de eventos e reuniões de fim de ano. A principal recomendação é que pessoas com sintomas gripais, mesmo sem teste positivo, evitem participar de eventos. A variante Ômicron e suas subvariantes são altamente transmissíveis, com potencial de contaminação de até 15 pessoas por indivíduo infectado. Priorizar ambientes abertos e arejados também é fundamental. Para aqueles que ainda não tomaram a terceira dose da vacina, a recomendação é que o façam o quanto antes.
Leia também
Testes rápidos e idosos
Sobre a confiabilidade dos testes rápidos de antígeno, o professor explicou que, embora apresentem uma margem de erro (que pode chegar a 20%, mas em média fica em torno de 5%), são confiáveis quando realizados na presença de sintomas, idealmente três a cinco dias após o início dos sintomas. Quanto aos idosos, a recomendação é o uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomerações, devido à sua maior vulnerabilidade à doença.
Com o fim do ano se aproximando, a prevenção continua sendo a melhor forma de proteger a saúde da população. A conscientização individual e o cumprimento das recomendações são cruciais para evitar novas ondas de contágio.



