Prefeito Duarte Nogueira se reúne nesta quinta (10) com autoridades da saúde para discutir campanha de vacinação
Ribeirão Preto se prepara para a vacinação contra a COVID-19
Chegada de Seringas e Agulhas
A prefeitura de Ribeirão Preto receberá 720 mil seringas e agulhas nos próximos dias, em preparação para o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo prefeito de Artinogueira durante coletiva de imprensa na última quarta-feira, na qual também comentou sobre mudanças em seu secretariado.
Incerteza sobre o Tipo de Vacina
Apesar do recebimento do material, ainda não há definição sobre qual vacina será utilizada na cidade. As principais candidatas são a Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac Biotech), que teve parte de seus testes realizados em Ribeirão Preto em parceria com a USP, e a vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Essa indefinição dificulta o planejamento logístico da Secretaria da Saúde, que precisa avaliar a infraestrutura necessária para armazenamento e refrigeração das doses, um fator crucial para o sucesso da campanha de vacinação.
Leia também
Cronograma e Desafios
O governador João Doria anunciou o início da vacinação em São Paulo para 25 de janeiro. No entanto, a Coronavac, a vacina preferida pelo governo paulista, ainda aguarda a aprovação da Anvisa. Essa pendência cria um cenário de incerteza, afetando a logística e o planejamento da campanha em Ribeirão Preto. A expectativa é que o processo de aprovação seja concluído até a data prevista pelo governo estadual, mas a situação permanece dinâmica.
A chegada das seringas e agulhas representa um passo importante nos preparativos para a imunização da população de Ribeirão Preto. Contudo, a definição do imunizante e a aprovação da Anvisa são cruciais para o bom andamento da campanha de vacinação.



