CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão fecha o junho com queda no número de postos de emprego

Dados do Caged apontam fechamento de 662 vagas
queda de empregos
Dados do Caged apontam fechamento de 662 vagas

Dados do Caged apontam fechamento de 662 vagas

Ribeirão Preto registrou saldo negativo no mercado de trabalho em junho de 2018, de acordo com dados do CAJE. Foram fechados 662 postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços (276 desligamentos).

Análise do Cenário Econômico

O economista Jair Casquel aponta o fraco desempenho da economia e a greve dos caminhoneiros como fatores que contribuíram para o resultado negativo, o pior de 2018. Ele destaca que, apesar de um possível aquecimento inicial do ano impulsionado pela safra, a situação do desemprego não se alterou significativamente, levando a um esfriamento subsequente. Para Casquel, trata-se de um conjunto de fatores que resultaram em um cenário desfavorável.

Impacto em Ribeirão Preto e Franca

O saldo negativo em Ribeirão Preto se estende ao acumulado do ano, com 429 vagas fechadas de janeiro a junho. A cidade fechou 153 vagas apenas em junho, totalizando 800 postos de trabalho perdidos no semestre. As indústrias foram as mais afetadas. A situação é semelhante em Franca, com um saldo negativo de 604 desligamentos.

Previsões para o Futuro

Casquel prevê uma melhora tímida e gradual no mercado de trabalho. Ele descarta um aumento significativo de gastos públicos devido à situação financeira do governo. Embora haja a expectativa de uma melhora nas exportações devido ao câmbio, a inflação impacta os custos. Um possível aquecimento nas vendas em atrássto (Dia dos Pais) e no final do ano (Natal) é previsto, mas não se espera uma reversão imediata do quadro negativo. O governo federal revisou a projeção de crescimento da economia de 2,5% para 1,6%. Como contraponto, Bebedouro e Nópolis registraram saldos positivos em junho, com 72 e 76 novas contratações, respectivamente.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.