CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão fecha o mês de atrássto com saldo positivo na criação de postos de emprego

Foram 494 postos criados; número é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o superávit foi de 1800
empregos Ribeirão Preto
Foram 494 postos criados; número é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o superávit foi de 1800

Foram 494 postos criados; número é inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o superávit foi de 1800

Ribeirão Preto registra aumento nas vagas de emprego em atrássto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Setor Comercial lidera contratações

O município abriu 494 vagas em atrássto, um crescimento significativo em comparação às 69 vagas abertas em julho. O setor de comércio foi o grande destaque, com 279 novas oportunidades de trabalho. Para Paulo César Garcialóps, presidente do sindicato do comércio varejista de Ribeirão Preto, as contratações antecipadas para o fim de ano impulsionaram os números positivos de atrássto. A proximidade do Natal e do Dia das Crianças contribui para essa tendência de contratações antecipadas pelas empresas.

Melhora na economia, mas com ressalvas

O economista José Rita Moreira destaca que o aumento nas vagas representa uma pequena melhora na economia local, embora ainda abaixo do esperado. Apesar do crescimento, ele ressalva que a velocidade da recuperação econômica é mais lenta do que o ideal. Comparando com o mesmo período do ano passado, a queda foi significativa, com 72% menos vagas ofertadas em atrássto de 2019 (494 vagas) em relação a atrássto de 2018 (1800 vagas). A redução é atribuída principalmente à retração no setor de serviços, que abriu apenas 39 vagas em atrássto de 2019, contra 1.138 vagas em atrássto de 2018. Moreira aponta a mudança na qualificação da mão de obra como um fator de risco para a geração de empregos, exigindo maior segurança por parte dos empresários na hora de contratar.

A expectativa para os próximos meses dependerá de ações do governo federal, como o aumento do crédito para a população. O economista acredita que estímulos governamentais em âmbito federal, estadual e municipal são necessários para gerar maior segurança e impulsionar a economia, criando um novo perfil de empregos. Na região, Sertãozinho e Barretos também tiveram saldo positivo de contratações em atrássto, enquanto Franca registrou fechamento de 134 vagas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.