De acordo com dados do Caged, 69 vagas surgiram; no mesmo período do ano passado, número foi nove vezes maior
Ribeirão Preto registrou saldo positivo de 69 vagas em julho, número inferior ao mesmo mês do ano anterior (759 vagas), segundo dados do Kjed. Apesar do resultado positivo, o desempenho econômico da cidade apresenta nuances importantes.
Setor de Serviços e Construção Civil
O setor de serviços apresentou um saldo positivo de apenas 18 vagas, bem abaixo do registrado em julho de 2018. Em contraponto, a construção civil fechou 73 postos de trabalho, enquanto em julho do ano passado havia gerado 197 vagas. Esse contraste indica uma recuperação econômica ainda tímida em setores importantes da economia local.
Comércio em Ascensão
Em contrapartida, o comércio de Ribeirão Preto mostrou-se mais robusto, criando 143 vagas em julho – o dobro do registrado no mesmo mês de 2018. Após meses de saldo negativo no primeiro semestre de 2019, junho e julho registraram crescimento significativo, impulsionados pelo aumento das contratações típicas da época, como explica o economista Luciano Nakabashi.
Leia também
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
- Ribeirão Preto fecha mês de dezembro com o fechamento de 2.784 vagas de emprego
- Mês de março registra pior saldo na geração de empregos dos últimos cinco anos em Ribeirão Preto
Perspectivas e Cenário Econômico
Nakabashi destaca que, embora positivo, o crescimento econômico ainda é lento, um pouco melhor que a média do estado de São Paulo. A geração de empregos, ainda que pequena em relação à demanda, reflete um mercado de trabalho em recuperação gradual. Ele ressalta a importância da estabilidade política e de reformas econômicas para uma retomada mais vigorosa, capaz de aumentar a confiança dos investidores e impulsionar a economia. A economia de Franca, por outro lado, apresentou cenário negativo, com fechamento de 394 vagas em julho, contra 305 no mesmo período do ano anterior, apesar do comércio ter criado 159 vagas.



