Dr. Benedito Fonsceca enfatiza os benefícios vacinação de toda população, mesmo com apenas uma dose
Ribeirão Preto se destaca na vacinação contra a Covid-19 em São Paulo.
Vacinação em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto ocupa a sexta posição no ranking estadual de cidades com maior número de moradores vacinados contra a Covid-19, de acordo com o vacinômetro do governo estadual. Foram aplicadas 603.170 doses, sendo 428.290 primeiras doses, 158.950 segundas doses e 16.191 doses únicas. A cidade fica atrás apenas de São Paulo, Campinas, Guarulhos, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.
Agendamento e novas doses
A prefeitura de Ribeirão Preto abriu agendamento para a segunda dose da vacina AstraZeneca para pessoas com comorbidades, deficiência (e que recebem o BPC), com idade entre 45 e 54 anos, e motoristas de transporte público municipal. Este agendamento é exclusivo para quem tomou a primeira dose entre 21 e 27 de maio, podendo ser realizado pelo site ribeiraopreto.sp.gov.br. Além disso, 32 mil moradores entre 18 e 24 anos receberão a primeira dose nos próximos dias, aproximando a cidade da imunização completa da população adulta.
Leia também
Opinião de especialista
O Dr. Benedito Lopes da Fonseca, médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, destaca a importância da vacinação para o controle da pandemia. Ele ressalta que, mesmo com o avanço da vacinação, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene continuam essenciais, principalmente com a circulação de novas variantes como a Delta. A variante Delta, apesar de causar uma doença mais leve em vacinados, apresenta alta transmissibilidade, podendo levar a um aumento de casos se as medidas de prevenção não forem mantidas. O Dr. Fonseca alerta para a necessidade de manter a vigilância, mesmo com a redução de leitos Covid-19, pois um aumento nos casos pode levar a uma situação semelhante à de meses anteriores. Ele finaliza reforçando a importância da vacinação completa, com as duas doses, para maior proteção.



