Número é 19% maior do que no mesmo período do ano passado; Secretário de Desenvolvimento, Leônidas Neto analisa o cenário
Ribeirão Preto gerou quase 5.500 vagas de empregos formais nos primeiros sete meses de 2023, segundo dados do CAJED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Desse total, quase 500 vagas foram destinadas a jovens aprendizes, representando um aumento de 19% em comparação ao mesmo período de 2022.
Análise da Geração de Empregos em Ribeirão Preto
Em entrevista à CBN, o Secretário de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, Leônidas de Oliveira Neto, analisou os números. Comparando com o mesmo período de 2022 (8.800 vagas), o município apresentou uma geração de empregos 43% menor. Apesar disso, o secretário destaca que essa redução acompanha uma tendência estadual e nacional. Setores como agropecuária (4,89%), construção (3,25%), serviços (3%) e indústria (2,9%) contribuíram para a geração de vagas. Ribeirão Preto se manteve na quinta posição em geração de empregos no estado de São Paulo, com uma taxa de 2,18%, inferior às taxas estadual (2,44%) e nacional (2,75%).
Políticas de Geração de Empregos e Qualificação Profissional
A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento tem trabalhado em parcerias com a iniciativa privada (Senai, Sebrae) para promover a geração de empregos. O foco está na qualificação profissional, com cursos específicos em tecnologia oferecidos pelo Senai e o programa Inclusão Produtiva para recolocação profissional. A abertura de uma unidade do Instituto Federal de São Paulo em Ribeirão Preto, anunciada em março de 2023, é vista como um investimento importante na qualificação da mão de obra, oferecendo cursos técnicos, de bacharelado e licenciatura, contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento da cidade.
Leia também
Programas para Jovens e Busca de Emprego
Para jovens, o programa Jovem Aprendiz Paulista, do governo do estado, oferece contratos de até 24 meses, com quatro dias de trabalho e um dia de capacitação. O programa é gratuito e acompanhado pelo CIE (Centro de Integração Empresa-Escola). O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) disponibiliza vagas de emprego e orientações. Além disso, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento está organizando um mutirão de emprego com workshops de preparação para entrevistas e entrega de currículos, com a participação de 17 empresas oferecendo 563 vagas.
A cidade demonstra um esforço contínuo na busca por soluções para o mercado de trabalho, combinando iniciativas públicas e privadas para promover a qualificação profissional e a geração de oportunidades, assegurando um futuro promissor para a população ribeirão-pretana.



