CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão inicia a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da educação

Educadores que não puderam comparecer ou agendar a imunização em primeira dose, podem procurar a Secretaria da Educação
vacina Covid-19 educação
Educadores que não puderam comparecer ou agendar a imunização em primeira dose, podem procurar a Secretaria da Educação

Educadores que não puderam comparecer ou agendar a imunização em primeira dose, podem procurar a Secretaria da Educação

Nesta entrevista exclusiva para o Giro CBN, o secretário de Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, detalha o andamento da vacinação dos profissionais da educação na cidade.

Vacinação dos Profissionais da Educação

Segundo o secretário, 3.444 profissionais da educação (cerca de 40% do total) receberam a primeira dose da vacina até o dia da entrevista. A aplicação da segunda dose teve início no mesmo dia. A campanha também incluiu profissionais que, por motivos como Covid-19 ou afastamento, não conseguiram se vacinar em abril. A vacinação abrange professores, funcionários administrativos, agentes escolares e outros que interagem com alunos, tanto da rede pública quanto da privada.

Retorno às Aulas Presenciais e Ensino Remoto

As escolas particulares e estaduais funcionam em modelo híbrido, com rodízio de alunos e limitação de ocupação (até 35%, segundo o Plano São Paulo). A adesão ao presencial gira em torno de 20% a 25%, com o restante dos alunos em ensino remoto. A rede municipal, por decisão judicial, permanece com atividades presenciais suspensas, aguardando audiência no dia 25 de maio para possível retorno. Enquanto isso, a prefeitura distribuirá 23 mil chips com pacotes de dados para alunos e professores, reforçando o ensino remoto e híbrido. O segundo bimestre letivo terá início em 10 de maio, com foco nos conteúdos do ano letivo atual.

Alimentação Escolar e Infraestrutura

A prefeitura garante a segurança alimentar dos alunos por meio de mais de 54 mil refeições diárias (marmitex), distribuídas em 35 pontos de atendimento, incluindo alunos em zona rural. As famílias se cadastram na Secretaria de Educação para receber os alimentos. O programa é financiado principalmente por recursos municipais e federais (PNAE). Em relação à infraestrutura, mais de 70% das escolas municipais possuem AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e reformas estruturais estão em andamento. O secretário afirma que as escolas estão preparadas para o retorno presencial, seguindo os protocolos de segurança.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a prefeitura de Ribeirão Preto se mantém empenhada em garantir a vacinação dos profissionais da educação, o suporte ao ensino remoto e a segurança alimentar dos alunos, buscando sempre o melhor para a comunidade escolar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.