CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão intensifica fiscalização do comércio durante a fase vermelha do Plano São Paulo

Cidade conta com três equipes de fiscalização; no final de semana, várias denúncias de aglomerações foram registradas
fiscalização comércio fase vermelha
Cidade conta com três equipes de fiscalização; no final de semana, várias denúncias de aglomerações foram registradas

Cidade conta com três equipes de fiscalização; no final de semana, várias denúncias de aglomerações foram registradas

Ribeirão Preto iniciou a semana na fase vermelha do Plano São Paulo, com apenas serviços essenciais em funcionamento. A repórter Michelle Souza acompanhou a situação na cidade e relatou a movimentação do primeiro dia dessa fase mais restritiva.

Menor movimento e máscaras usadas incorretamente

Michelle observou uma redução no fluxo de pessoas em comparação à semana anterior, com menos pessoas no calçadão e região central. Apesar disso, chamou a atenção o uso incorreto da máscara por muitos cidadãos, com nariz e boca não totalmente cobertos. A repórter ressaltou a importância do uso adequado da máscara para a eficácia da proteção.

Fiscalização na cidade

Equipes da Fiscalização Geral e Guarda Civil Metropolitana realizaram patrulhamento no calçadão e ruas do centro, verificando o cumprimento das regras. Antônio Carlos Muniz, chefe do Departamento de Fiscalização Geral, detalhou o funcionamento da fiscalização, explicando as ações preventivas e repressivas empregadas pelas três equipes disponíveis. A denúncia de irregularidades pode ser feita pelos telefones 156 (Fiscalização Geral), 153 (Guarda Municipal), Polícia Militar e Ministério Público.

Desafios da fiscalização em tempos de pandemia

Muniz explicou que a abordagem inicial é a orientação aos comerciantes, com medidas administrativas tomadas em caso de resistência. Multas e lacrações são aplicadas em casos de reincidência e descumprimento dos protocolos sanitários. Ele reconheceu a dificuldade dos comerciantes, mas enfatizou a necessidade de respeitar as regras para conter o avanço da pandemia. A preocupação com o impacto econômico e o desemprego foi mencionada, mostrando a sensibilidade da fiscalização em lidar com a situação. Apesar das três equipes, Muniz admitiu que o número é insuficiente para uma fiscalização eficiente em uma cidade com mais de 700 mil habitantes, um problema enfrentado por diversos municípios brasileiros.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.