Ele morava no bairro Jardim Jandaia e foi um dos alvos da Operação Vôo Baixo na última quarta-feira (05)
Prisão em São José do Rio Preto Desarticula Tráfico Internacional de Cocaína
Uma operação da Polícia Federal (PF) resultou na prisão de um homem em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de cocaína. A identidade do preso, morador do bairro Jardim Jandaia, em Ribeirão Preto, não foi revelada pela PF.
Rota da Droga e Escala da Operação
Segundo o delegado Fabrizio Gali, a investigação revelou uma complexa rota do tráfico. A cocaína, com origem na Bolívia, passava pelo Mato Grosso do Sul, utilizava pistas clandestinas em canaviais do interior paulista e chegava ao Porto de Santos para posterior envio à Europa. A PF apreendeu 11 aeronaves utilizadas no transporte da droga, além de documentos que comprovam a rota e os planos de voo, muitas vezes diferentes dos registrados oficialmente. A organização criminosa movimentava cerca de uma tonelada e meia de cocaína por mês para países como Bélgica, Inglaterra, Holanda, Itália e Espanha. O delegado destacou a alta lucratividade do tráfico, com o valor da droga aumentando em até 5000% entre a origem e o destino final.
Ligação com Empresário e Próximos Passos
A PF também prendeu em São José do Rio Preto Rubens de Almeida Salisneto, empresário e irmão do suspeito de Ribeirão Preto. Salisneto foi detido em um condomínio de luxo e possuía fazendas no interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A defesa de Salisneto informou que só se manifestará após acesso às informações da investigação. Na residência do suspeito em Ribeirão Preto, foram encontrados manuscritos sobre viagens à Bolívia e Mato Grosso do Sul, além de documentos relacionados a aviões. As investigações continuam em andamento.
Leia também
A operação demonstra a atuação eficiente da Polícia Federal no combate ao tráfico internacional de drogas, desarticulando uma rede sofisticada e de grande envergadura, que lucrava com a exploração de rotas clandestinas e a utilização de aeronaves para o transporte da droga.



