Ouça o quadro ‘A cidade há 100 anos’, com Rosana Zaidan
Em 1915, Ribeirão Preto vivenciava um fervor patriótico notável, onde os moradores demonstravam um forte senso de civismo e devoção ao país. Uma nota do jornal “A Cidade”, de julho daquele ano, ilustra como essa cultura era profundamente enraizada na população, com celebrações fervorosas das datas nacionais, incluindo até mesmo o 14 de julho francês.
A Celebração do 7 de Setembro em 1915
A preparação para o 7 de Setembro começava meses antes, com a arrecadação de fundos para a organização de uma festividade especial: uma batalha de flores. Os cidadãos se reuniam nas ruas, trocando flores em um gesto de confraternização. A arrecadação era feita pela sociedade civil, e o jornal “A Cidade” publicava a lista dos contribuintes, mostrando que, já em julho, haviam sido arrecadados 150 mil réis para a festa.
O Patriotismo Desvanecido
Hoje em dia, esse tipo de demonstração de patriotismo é raro. O espírito de respeito e devoção ao país parece ter diminuído, contrastando com o fervor observado há um século. A prática de cantar o hino nacional nas escolas, comum antigamente, também se tornou menos frequente.
Leia também
A Necessidade de Resgatar o Patriotismo
É fundamental desenvolver e reacender esse patriotismo, pois ele é essencial para que o país recobre sua identidade e siga em frente. O Brasil é uma nação rica em recursos naturais e com grande potencial de crescimento. Recuperar a autoestima e cultivar o amor pelo país são passos importantes para um futuro próspero.
O brasileiro, com sua energia e talento, faz a diferença em qualquer lugar do mundo. É preciso resgatar o orgulho de ser brasileiro para construir um futuro ainda mais brilhante.



