Estatística não é positiva, porque a baixa só aconteceu devido a falta de crédito
A inadimplência em Ribeirão Preto apresentou queda de 4,2% no acumulado do ano, segundo estudo da Boa Vista SCPC. Porém, essa redução está atrelada à diminuição do poder de compra da população, conforme explica o economista Ian Catani, responsável pelo estudo.
Cenário Econômico Regional e Estadual
Os números de Ribeirão Preto acompanham a tendência estadual, com queda de 1,3% na inadimplência no acumulado do ano. Catani destaca que a redução da inadimplência não representa um cenário positivo, mas sim um reflexo da menor atividade econômica e consumo reduzido. Em contraponto, o dado nacional mostra saldo positivo de 0,7% na inadimplência.
Expectativas para o Futuro
Apesar do cenário atual, a perspectiva é otimista. Regiões com maior demanda por serviços e indústria demonstram sinais de recuperação. Catani prevê que, a partir do primeiro trimestre de 2017, a região sul, que atualmente impacta negativamente os resultados agregados, também apresente crescimento. A economia, após um período de recessão, parece estar se estabilizando, com indicadores como o PIB mostrando sinais de inflexão na tendência de consumo.
Indicadores e Metodologia
O indicador de inadimplência considera novos registros de dívidas vencidas e não pagas. A recuperação de crédito é verificada pela exclusão de registros informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. Em Ribeirão Preto, a queda de 4,2% se refere ao acumulado do ano, enquanto a comparação entre outubro de 2015 e outubro de 2016 mostra redução de 1,7%. A região administrativa de Ribeirão Preto, incluindo cidades como Sertãozinho e Serrana, registrou diminuição de 5,1% na inadimplência.



