Moradores tentaram pela internet e pelos telefones disponibilizados, mas não conseguiram o agendamento
Nesta quarta-feira, Ribeirão Preto iniciou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade entre 50 e 59 anos sem comorbidades. A reportagem acompanhou o processo em alguns postos de saúde da cidade.
Postos de Saúde Movimentados, mas sem Longas Esperas
Apesar do movimento considerável nos postos de saúde, o tempo de espera foi relativamente curto. Na Unidade Básica de Saúde Italo Barufi, localizada no bairro Castelo Branco (zona oeste), a vacinação ocorreu de forma organizada. Este calendário antecipado faz parte do plano de vacinação anunciado pelo Governo do Estado no último domingo.
Instabilidade no Sistema de Agendamento
O agendamento online, aberto na segunda-feira à tarde, apresentou instabilidade, registrando 28.861 agendamentos com mais de 17 mil acessos simultâneos. Muitas pessoas relataram dificuldades em agendar a vacina pelo site ou telefone. Algumas, como a dona Edna Dionísio, foram pessoalmente às unidades de saúde para tentar se imunizar.
Coletores de Resíduos Hospitalares e Profissionais da Educação Também Vacinados
Além da faixa etária mencionada, a vacinação também contemplou coletores de resíduos hospitalares, que relatam o alto risco de exposição ao vírus em seu trabalho. A imunização gerou alívio e esperança entre esses profissionais. Profissionais da educação com 45 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos também foram vacinados.
A vacinação segue em andamento, oferecendo esperança e alívio à população de Ribeirão Preto no combate à pandemia. O relato de pessoas vacinadas demonstra a alegria e a expectativa pela retomada da vida normal após a imunização completa.



