Área de descarte será na avenida General Euclydes de Figueiredo próxima à Via Norte; projeto está orçado em R$ 1,5 milhão
Ribeirão Preto receberá um novo ecoponto, integrado à usina de reciclagem de resíduos de construção civil no bairro Simione, zona norte da cidade. A licitação para a obra, orçada em mais de R$ 1,5 milhão, foi aberta em 29 de setembro e prevê melhorias na usina, incluindo novo acesso, estacionamento, refeitório, vestiário e salas administrativas.
Novo Ecoponto e Melhorias na Usina
A construção do ecoponto na Avenida General Euclides de Figueiredo, próxima à Via Norte, tem sido bem recebida pelos moradores locais, que, no entanto, reforçam a necessidade de fiscalização e conscientização ambiental para garantir a correta utilização do espaço. A obra, além de oferecer um local adequado para o descarte de resíduos, visa melhorar as condições da usina de reciclagem.
Pontos Críticos e Necessidade de Mais Ecopontos
Apesar da iniciativa, a população reclama da falta de organização e educação ambiental em outros pontos da cidade, com o acúmulo irregular de lixo em locais como o entorno do Centro de Controle de Zoonoses na Via Norte e a rotatória das avenidas Patriarca e Casper Líbera. A Câmara Municipal já recebeu requerimentos solicitando a instalação de ecopontos nestes locais críticos. A prefeitura afirma que o plano é implantar 29 ecopontos em quatro fases.
Educação Ambiental e Sustentabilidade
Para o advogado Fabrício Martins Pereira, especialista em direito ambiental, a implantação de ecopontos contribui para a educação ambiental, incentivando a separação e o descarte correto de resíduos. Ele destaca a importância do reúso de materiais recicláveis e a responsabilidade social na preservação do meio ambiente. Embora haja desafios, como a suspensão de licitação para serviços de limpeza urbana por decisão judicial, a prefeitura afirma estar no caminho certo para melhorar a gestão de resíduos sólidos na cidade.



