CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto ainda vive de prestação de serviços

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena
prestação de serviços
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Réger Sena

O mercado de trabalho em Ribeirão Preto enfrenta desafios, com o setor de serviços e a construção civil sentindo os impactos do cenário econômico atual, conforme dados do boletim Estrutura Productiva, desenvolvido pelo Ceper Fundace.

Desafios no Setor de Serviços

Desde 2002, o setor de serviços tem sido um dos principais empregadores em Ribeirão Preto, respondendo por aproximadamente 45% a 49% do total de trabalhadores com carteira assinada. No entanto, a conjuntura econômica tem forçado empresas a reduzir seus quadros, como explica o economista Luciano Nakabache. A situação em Ribeirão Preto reflete uma tendência observada em diversas regiões, com o comércio sendo particularmente afetado. O setor de serviços, embora ainda relevante, apresenta um desempenho inferior ao de anos anteriores.

Retração na Construção Civil

O setor da construção civil também enfrenta dificuldades. A partir de 2011, houve uma retração na participação do setor em Ribeirão Preto, atingindo 7,23% no ano passado. A desaceleração da economia brasileira e mudanças em programas de financiamento são apontadas como causas desse desaquecimento. Após um período de crescimento expressivo, inclusive com duplicação em algumas regiões, a construção civil demonstra uma tendência de retração. O aumento das taxas de juros, a restrição ao crédito para financiamento de imóveis e a estagnação do emprego contribuem para um cenário complicado para o setor.

Perspectivas para o Setor Sucroenergético e Agropecuária

A região administrativa de Ribeirão Preto, que se destacou pela indústria sucroenergética, também sofreu com a inversão do cenário, com uma retração relativa entre 2008 e 2014. Alterações recentes no setor sucroenergético podem trazer melhorias a longo prazo. Na agropecuária, os dados também indicam retração, com o setor representando menos da metade da participação que tinha em 2002 e uma redução no número de empregos formais.

Apesar dos desafios, espera-se que alguns setores mostrem sinais de recuperação nos próximos anos, dependendo da evolução do cenário econômico nacional e internacional.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.