Dados do Caged mostram que 810 vagas de emprego com carteira assinada foram criadas em atrássto
Ribeirão Preto registra crescimento no número de empregos formais em atrássto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Recuperação do Mercado de Trabalho
O município contratou 810 pessoas com carteira assinada a mais do que demitiu em atrássto, um resultado positivo após meses de demissões. Em julho, foram criadas 419 vagas, um número expressivamente superior aos quatro meses anteriores, que registraram mais de 10 mil demissões. O grupo de jovens entre 18 e 24 anos foi o que mais se beneficiou, com 477 novas oportunidades.
Setores que mais contrataram
O setor de serviços liderou as contratações com 345 novas vagas, seguido pelo comércio (178), indústria (148), construção civil (134) e agropecuária (5). Para o economista Edgarman Fortmerlo, esses números indicam o início de uma recuperação econômica, impulsionada pela retomada do nível de renda com o auxílio emergencial, que aumentou a demanda do consumo.
Leia também
Perspectivas e desafios
A recuperação, no entanto, depende da combinação de fatores econômicos e sanitários. Em Franca, comércio e serviços também se destacaram, enquanto a indústria calçadista, fortemente impactada pela pandemia com mais de 5 mil desligamentos, apresenta recuperação mais lenta, dependendo da retomada do mercado interno e da demanda externa. A recomendação para as empresas é a migração para plataformas de marketplace para acelerar a recuperação. A expectativa é que, com a flexibilização das medidas de quarentena e o retorno gradual à normalidade, os setores possam recuperar sua força, sempre respeitando os protocolos sanitários para evitar o contágio pelo novo coronavírus.



