Cidade foi da 19ª para a 22ª posição; liderança é de São Paulo, que é seguida por Curitiba e Rio de Janeiro
Ribeirão Preto caiu três posições no ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, passando da 19ª para a 22ª posição. A pesquisa, realizada pela consultoria Urban System, avalia 11 setores, incluindo mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia, inovação, empreendedorismo, economia, educação, saúde, segurança e governança.
Cidades paulistas no topo
As capitais São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória lideraram o ranking. Entre as cidades paulistas, Ribeirão Preto ficou atrás de Campinas, São Caetano, Santos, Barueri, São Bernardo e Jundiaí.
Causas da queda e recuperação
De acordo com Vinícius Mello, vice-presidente da Associação Brasileira de Agentes Digitais do interior de São Paulo, a queda de Ribeirão Preto pode ser atribuída à crise econômica, que afetou os investimentos em tecnologia e infraestrutura. O ranking considera fatores como o número de smartphones e planos de internet. Para se recuperar, a cidade precisa retomar os investimentos em tecnologia e nos setores avaliados pela pesquisa. Mello se mostra otimista para 2017, prevendo uma melhora na posição de Ribeirão Preto no ranking.
Leia também
Expectativas para o futuro
Com as mudanças na economia municipal e a perspectiva de retomada dos investimentos, a expectativa é de que Ribeirão Preto melhore sua posição no ranking em 2017. Além de Ribeirão Preto, a cidade de Jaboticabal também aparece na lista, na 96ª posição.



