Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Luiz Claudio Alba
A delegação de Ribeirão Preto, composta por cerca de 400 atletas, já se encontra em Bauru para participar dos Jogos Abertos do Interior, a maior competição esportiva da América Latina. A cidade compete na primeira divisão, ao lado de outras 13 cidades, buscando um bom desempenho e, quem sabe, a chance de sediar o evento em 2026.
O Desafio da Primeira Divisão
Dado Batista, chefe da delegação de Ribeirão Preto, ressalta a importância da competição e o nível dos atletas presentes. “A competição reúne os principais atletas do país, e a responsabilidade de Ribeirão é ainda maior por estarmos na primeira divisão. São 224 cidades participantes, o que torna este evento maior que uma Olimpíada em números”, explica Batista. Ele destaca que as maiores forças do Brasil estão defendendo suas cidades, e Ribeirão Preto tem uma grande responsabilidade por estar na elite da competição.
Expectativas e Modalidades
Apesar do alto nível da competição, Dado Batista demonstra otimismo em relação ao desempenho de Ribeirão Preto. A cidade está representada em quase todas as modalidades e possui chances de medalhas em diversas delas. “Ribeirão Preto está participando com 42 equipes e temos chances em grandes modalidades, como ciclismo masculino e feminino, natação masculino e feminino, ginástica artística masculino e feminino, xadrez masculino e feminino, e futebol de campo, representado pela equipe do Botafogo”, detalha Batista. Ele pondera, no entanto, que a competição é acirrada e que ficar entre as 10 melhores colocadas já seria um grande feito.
Leia também
Ribeirão Preto como Sede em 2026?
Além da participação na edição atual, Ribeirão Preto vislumbra a possibilidade de sediar os Jogos Abertos do Interior em 2026. A cidade já se candidatou no passado, ficando em segundo lugar na eleição. “O ano que vem seria os jogos em São José. Nós, como segundo colocado, estamos credenciados a fazer os jogos abertos de 2026”, afirma Batista. Ele explica que a cidade sede tem dois anos para se preparar para receber uma competição desse porte, que envolve cerca de 250 cidades e 17 mil atletas, exigindo uma infraestrutura considerável e o envolvimento de toda a prefeitura.
A cerimônia de encerramento dos Jogos Abertos em Bauru, com a premiação das cidades e a passagem da bandeira para o município sede em 2025, acontecerá no dia 29, no ginásio Panela de Pressão.



