CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ribeirão Preto concorre como a cidade criativa da música em rede criada pela Unesco

Adriana Silva explica sobre a candidatura e a produção musical na cidade; ouça a coluna 'CBN Cidades e Suas Histórias'
cidade criativa da música
Adriana Silva explica sobre a candidatura e a produção musical na cidade; ouça a coluna 'CBN Cidades e Suas Histórias'

Adriana Silva explica sobre a candidatura e a produção musical na cidade; ouça a coluna ‘CBN Cidades e Suas Histórias’

Ribeirão Preto concorre ao título de Cidade Criativa da Música da Unesco

Uma rica história musical

Ribeirão Preto, com sua Orquestra Sinfônica Centenária (celebrando 100 anos em 2022), possui um rico acervo histórico musical. Espaços como o Teatro Municipal, o Teatro de Arena e o Teatro Pedro II (considerado o quarto teatro de ópera do Brasil) contribuem para essa herança cultural. A cidade também abriga uma cena musical vibrante, com artistas locais e grupos importantes, como o Kiko Zambian e o grupo Nós, que marcaram época.

Produção musical atual e a economia criativa

A candidatura de Ribeirão Preto se baseia não apenas na história, mas também na produção musical contemporânea. Artistas como João Roque, o Ribeirão Music, e a efervescência de grupos como o Gente de Cada Terra (que lançou 7 vinis e CDs sob a liderança do maestro Vildes Simões) demonstram a vitalidade da cena musical local. A presença da USP com sua Faculdade de Música, a Orquestra Filarmônica da USP, a Academia Livre de Música e Arte (ALMA) e o grupo Minas, com sua gestão de teatro e produção artística, reforçam a candidatura. A integração desses elementos, somados a espaços como a Aeróbike e o RibeirãoShopping, demonstram o potencial da cidade na área da economia criativa.

A candidatura e o futuro

A candidatura de Ribeirão Preto, apoiada pelo projeto Cria São Paulo, está em avaliação. A cidade compete com outras, como Itanhaém (que concorre na área de artesanato), e o resultado será divulgado em dezembro de 2023 ou início de 2024. A conquista do título traria benefícios significativos para o setor cultural da cidade, impulsionando o desenvolvimento econômico e consolidando Ribeirão Preto como um polo cultural relevante. A aposta na cultura e nos serviços é vista como uma estratégia de desenvolvimento mais adequada para a cidade do que a indústria.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.