CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto confirma dez gestantes com zika vírus

Dengue chega a 1,5 mil casos na cidade; Zona Oeste é a pior, com 475 registros apenas em janeiro
zika vírus
Dengue chega a 1,5 mil casos na cidade; Zona Oeste é a pior, com 475 registros apenas em janeiro

Dengue chega a 1,5 mil casos na cidade; Zona Oeste é a pior, com 475 registros apenas em janeiro

Durante uma coletiva de imprensa sobre os dados da dengue em Ribeirão Preto, a administração municipal aproveitou o momento para fazer um apelo urgente à população.

O Apelo da Prefeitura

Em um tom de urgência, a prefeitura solicitou à imprensa que oriente a população sobre a gravidade da epidemia e a necessidade de combater o Aedes aegypti. O pedido surge em um momento crítico, com números alarmantes de casos suspeitos e confirmados.

Resultados do Mutirão e Números da Dengue

Um mutirão recente em três bairros da cidade (Geraldo Carvalho, Marenseque e Jardim Jandaia) recolheu mais de 11 toneladas de lixo, entulho e outros materiais que serviam como criadouros do mosquito. A vigilância epidemiológica informou que, somente em janeiro, Ribeirão Preto registrou 1.557 casos confirmados de dengue, dentro de um cenário de 9 mil casos suspeitos. O secretário municipal de saúde, Stênio Miranda, alertou que os números podem piorar.

Zika Vírus e Óbitos

Embora Ribeirão Preto não tenha, segundo dados oficiais do município, nenhum caso de microcefalia confirmado, há relatos conflitantes, como a confirmação pelo H.C. de um caso em que um bebê perdeu a visão de um dos olhos devido à microcefalia com fortes indícios de relação com o zika-vírus. O número de casos suspeitos de zika-vírus também é alto, com 430 registros em janeiro, dos quais 11 foram confirmados por exames laboratoriais, sendo 10 em mulheres grávidas. Duas mortes por dengue foram confirmadas em janeiro, e outras duas mortes (um bebê de quatro meses e uma mulher de 32 anos) estão sob análise.

O esquema de mutirão contra a dengue em Ribeirão Preto continua nos finais de semana, principalmente nos bairros da zona oeste, que são os mais afetados. O governo do estado informou que pagará valores extras aos agentes municipais de vetores que participarem dos mutirões, mas, segundo Stênio Miranda, isso ainda não aconteceu. A administração municipal informou que divulgará boletins da dengue a cada 15 dias.

Diante do cenário, a colaboração da população é fundamental para o controle da proliferação do mosquito e a prevenção de novos casos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.