Jovem de 26 anos estava internada na Santa Casa da cidade e morreu no sábado (9); causa da morte deve sair em um mês
Uma jovem de 21 anos morreu em Ribeirão Preto no dia 2 de março com suspeita de gripe H1N1. Na sexta-feira seguinte, uma amiga dela foi internada no Hospital das Clínicas com sintomas semelhantes.
Sintomas e Internação
A jovem, filha da dona de casa Eliane Gomes de Oliveira, apresentou os primeiros sintomas na quinta-feira: gripe, tosse intensa com falta de ar, dor de garganta e mal-estar. A família procurou atendimento na unidade básica de saúde da Vila Virgínia, e devido à gravidade do caso, Eliane foi transferida para o hospital. A internação gerou preocupação entre familiares e vizinhos devido à suspeita de H1N1.
A Gripe H1N1: Transmissão e Sintomas
O médico pneumologista Luís Renato Alves, em entrevista à Rádio CBN, explicou que a principal forma de transmissão da H1N1 é por via aérea, através de partículas respiratórias. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre alta, dor muscular intensa, tosse (geralmente seca), dor de garganta, nariz obstruído e coriza.
Leia também
Tratamento e Cuidados
Embora a H1N1 seja semelhante à gripe comum em sua evolução clínica (na maioria das vezes autolimitada, durando 3 a 4 dias), o vírus é altamente mutante. Isso significa que pode haver infecções por tipos de vírus contra os quais o organismo não tem defesa, levando a quadros mais graves com falta de ar e insuficiência respiratória. Não há tratamento específico para a gripe, apenas tratamento sintomático. Pessoas de grupos de risco (idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes) com sintomas graves devem procurar atendimento médico imediatamente, pois o tratamento antiviral é indicado nas primeiras 48 horas. A confirmação da suspeita de H1N1 na jovem de 21 anos dependerá de laudo do Instituto Adolfo Lutz, com prazo de 30 dias.



