No total, já foram registrados 1.894 casos confirmados da doença; outras três mortes suspeitas são investigadas
Ribeirão Preto enfrenta epidemia de dengue com primeira morte confirmada
Números alarmantes da dengue em Ribeirão Preto
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto confirmou a primeira morte por dengue na cidade em 2024, um homem com mais de 60 anos. De janeiro até o momento, foram registrados 1894 casos positivos da doença, além de 6440 casos notificados que ainda estão sob investigação. Somente em fevereiro, foram confirmados cerca de 243 casos. Três outras mortes também estão sendo investigadas.
Medidas da Prefeitura e alerta sobre o sorotipo 3
A Prefeitura intensificou as ações de combate à dengue desde janeiro, incluindo visitas a regiões da cidade para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, remoção de objetos que acumulam água e nebulização em áreas específicas. A diretora de vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanho, alertou sobre a circulação do sorotipo 3 da dengue, que não era registrado em Ribeirão Preto há quase 14 anos. Embora a condição clínica do paciente não seja alterada pela identificação do sorotipo, a preocupação reside no risco de infecção secundária, que pode levar a uma evolução mais grave da doença.
Leia também
Recomendações à população
A Secretaria de Saúde recomenda que pessoas com sintomas de dengue, como dor abdominal, tontura e sangramentos, procurem atendimento médico imediatamente. A população também deve redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas residências. A tendência é de aumento dos casos até abril, mês em que historicamente ocorre o pico da doença.



