Ribeirão Preto cria 720 vagas em setembro, mas ritmo de geração de empregos desacelera
Ribeirão Preto registrou um aumento no número de vagas de emprego em setembro, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram criadas 720 novas oportunidades na cidade, resultado do saldo entre admissões e desligamentos no período. Apesar do crescimento, o número é 39% menor em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Setor de Serviços Impulsiona o Emprego
O setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado positivo, gerando 528 novas vagas. Tradicionalmente, o setor de serviços, juntamente com o comércio, lidera a geração de empregos em Ribeirão Preto. No entanto, o setor de comércio apresentou um desempenho negativo, com o fechamento de 58 vagas.
Análise do Crescimento do Emprego em Longo Prazo
Em 2020, Ribeirão Preto contava com 213 mil pessoas empregadas, número que saltou para 259 mil em 2025, representando um aumento de mais de 40 mil trabalhadores. Esse crescimento pode ser interpretado como um desenvolvimento econômico da cidade. No entanto, é importante considerar que os dados do Ministério do Trabalho e Emprego referem-se apenas a trabalhadores formais, não abrangendo a totalidade da população economicamente ativa.
Leia também
Desaceleração do Crescimento e Dinâmica do Mercado de Trabalho
Apesar do aumento no número de empregos, há sinais de desaceleração. A comparação entre os primeiros sete meses de 2024 e 2025 indica uma redução na criação de vagas em Ribeirão Preto, São Paulo e no Brasil como um todo. Esse movimento de desaceleração é parte do ciclo econômico, que alterna períodos de crescimento e retração. Além disso, o aumento do emprego formal pode ser atribuído à redução do desemprego e à formalização de trabalhadores que antes atuavam na informalidade.
Os dados do CAGED revelam um cenário de leve crescimento com sinais de moderação no mercado de trabalho de Ribeirão Preto.



