Caged divulgou dados oficiais do mês; mesmo com números positivos, houve queda para o mesmo período do ano passado
Ribeirão Preto e Franca apresentaram crescimento no número de empregos em outubro, segundo dados do Kjed (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Juntas, as cidades geraram 850 novas vagas de trabalho.
Saldo Positivo em Ribeirão Preto e Franca
Ribeirão Preto teve um saldo positivo de 518 vagas, enquanto Franca registrou 332 novas vagas. Apesar do crescimento, o número é 36% menor que o registrado em outubro de 2018, quando Ribeirão Preto criou 757 vagas e Franca, 590.
Análise Econômica da Queda nas Contratações
Para o economista Pedro Henrique Nascimento, a queda nas contratações é resultado da estagnação em setores como construção civil e indústria de transformação. Embora o comércio tenha demonstrado crescimento, com 878 vagas geradas, e o setor de serviços também tenha apresentado aumento (704 vagas), a falta de perspectiva econômica e a não concretização das expectativas em torno das reformas da Previdência e Trabalhista contribuíram para o cenário.
Leia também
Perspectivas Positivas para o Fim do Ano
Apesar da retração, o economista prevê um cenário mais positivo para os próximos meses. A proximidade do Natal e a consequente movimentação no comércio devem gerar aumento na demanda por funcionários temporários, impulsionando a oferta de empregos. A baixa taxa de juros e medidas como o saque do FGTS contribuem para um cenário otimista, dependendo, contudo, da confiança do consumidor para compras mais significativas. Certãozinho e Barretus também encerraram outubro com saldo positivo nas contratações, criando juntas quase 600 novas vagas.



