Juntas as cidades somam 2503 infrações em 2018
Dirigir sob o efeito de álcool é uma prática perigosa que resulta em graves consequências, tanto para o motorista quanto para outras pessoas. Além das multas pesadas, a prática coloca vidas em risco.
Aumento de motoristas multados
O número de motoristas flagrados dirigindo embriagados tem crescido significativamente nos últimos anos. Em Ribeirão Preto, por exemplo, o número de multas aplicadas saltou de 771 em 2017 para 931 em 2023, representando uma média de quase três motoristas por dia.
Consequências para o motorista
Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou sua experiência após ser parada em uma blitz em Ribeirão Preto. Mesmo com baixo teor alcoólico (0,14), ela foi multada e teve sua carteira de habilitação suspensa por um ano. A suspensão trouxe dificuldades para o seu dia a dia, afetando seu trabalho e rotina. Para se locomover, ela tem utilizado ônibus, táxis e, quando possível, caminhado.
Leia também
Em Franca, a situação é ainda mais preocupante, com mais de 1.572 motoristas multados e com a habilitação suspensa em 2023, uma média de quatro motoristas por dia. Segundo o capitão da Polícia Militar, Francisco Panineto, o consumo de álcool está diretamente ligado a diversos acidentes graves, pois afeta os reflexos do motorista, aumentando o risco de acidentes com consequências graves para si e para terceiros.
Lei Seca e suas penalidades
O capitão Panineto reforça que não há tolerância para o consumo de álcool ao volante. Qualquer quantidade de álcool detectada no bafômetro resulta em multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação por até um ano. O veículo também é apreendido até que um motorista habilitado e sóbrio o retire. Além disso, dependendo da quantidade de álcool no sangue, o motorista pode responder criminalmente, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), podendo inclusive ser preso. A recusa em realizar o teste do bafômetro também acarreta as mesmas penalidades.
Dirigir após o consumo de álcool implica em sérias consequências, incluindo multas elevadas, suspensão da carteira de habilitação e até mesmo processo criminal. A conscientização sobre os riscos e o cumprimento da lei são essenciais para garantir a segurança no trânsito.



