Barretos também fechou o mês com saldo positivo; na contramão, Sertãozinho teve índices negativos
Ribeirão Preto teve um mês de abril positivo no mercado de trabalho, com saldo de mais de mil novas vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esse número representa um aumento de 78% em comparação ao mesmo período de 2018, quando foram criadas 589 vagas.
Cidades da região também comemoram
A região também apresentou bons resultados. Franca registrou um saldo positivo de 654 vagas, enquanto Barretus criou 113 novos postos de trabalho. Para o economista Jair Kaskiel Jr., esse crescimento é reflexo da recuperação econômica nacional, que tem gerado mais oportunidades.
Ribeirão Preto e a influência da cana-de-açúcar
No caso de Ribeirão Preto, Kaskiel Jr. destaca os fortes vínculos da cidade com o setor sucroenergético. A entrada de recursos provenientes da cana-de-açúcar pode ter contribuído para o resultado positivo. Entretanto, nem todas as cidades da região tiveram o mesmo desempenho. Sertãozinho, por exemplo, registrou um saldo negativo de 47 vagas, resultado atribuído pelo economista à perda de empresas no município e ao fim do período de safra das usinas, além de dificuldades enfrentadas por algumas empresas na região.
Leia também
Apesar do cenário positivo em Ribeirão Preto e outras cidades, a perspectiva para os próximos meses é de crescimento moderado, sem grandes explosões. A economia brasileira como um todo tende a melhorar, mas sem um crescimento explosivo. O país criou cerca de 130 mil vagas de trabalho em todo o território nacional, um aumento de 11% em relação a 2018 (115 mil vagas).



