Roubos registrados ocorreram em pontos de parada ou até mesmo dentro dos coletivos
Uma onda de assaltos a usuários do transporte público em Ribeirão Preto tem gerado medo e preocupação entre a população. Em onze dias, entre 3 e 14 de janeiro de 2017, nove assaltos foram registrados pela Polícia Militar, ocorrendo principalmente nos horários de pico (8h, 13h e à noite).
Medo e Insegurança no Transporte Público
Passageiros relatam a tensão constante ao utilizar o transporte coletivo. O medo de se tornar vítima leva muitas pessoas a adotarem medidas de precaução, como esperar o ônibus acompanhadas e permanecerem atentas ao ambiente. Uma passageira afirma: “Eu sempre espero alguém que está passando para ir para o rumo da minha casa para mim junto, que eu não vou mais sozinha.”
Ações para Combater a Criminalidade
De acordo com o especialista em segurança pública Oswaldo Roberto Nicio Jr., esses crimes são de oportunidade, aproveitando-se da distração das vítimas. Para combater a situação, ele destaca a importância da ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil. A Polícia Militar, com operações em pontos de ônibus e abordagens a suspeitos, pode diminuir a incidência de crimes. Já a Polícia Civil desempenha papel crucial na investigação, identificação e prisão dos criminosos, analisando imagens de segurança e realizando o trabalho de inteligência.
Leia também
Investigação em Andamento
Dos nove assaltos, seis ocorreram em pontos de ônibus, três dentro dos ônibus e um foi um arrastão. A Polícia Militar ainda não se pronunciou oficialmente, enquanto a Polícia Civil analisa as imagens do transporte público para identificar os responsáveis. A população espera por ações efetivas para garantir a segurança no transporte coletivo e coibir essa onda de criminalidade.



