Medida foi publicada no Diário Oficial pelo Prefeito Duarte Nogueira; saiba o que funciona durante a pandemia da Covid-19
Ribeirão Preto decretou estado de calamidade pública devido ao avanço do novo coronavírus. A medida, publicada na segunda-feira (16/03), impõe restrições significativas à circulação de pessoas e ao funcionamento de comércios na cidade.
Serviços Essenciais e Fechamentos
A partir de terça-feira (17/03), apenas serviços essenciais permanecerão abertos em Ribeirão Preto. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e conter a propagação do vírus. Estabelecimentos como casas noturnas, shoppings, galerias e similares estão com suas atividades suspensas. O atendimento presencial ao público em diversos comércios também foi suspenso.
Atividades Permitidas
Apesar das restrições, alguns estabelecimentos podem continuar funcionando, desde que sigam rigorosas normas de higiene e evitem aglomerações. Entre eles estão restaurantes (apenas delivery e drive-thru), farmácias, clínicas de vacinação, clínicas de fisioterapia, lavanderias, transportadoras, oficinas de veículos, serviços de limpeza, hotéis, supermercados, feiras livres, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, lojas de material de construção, pet shops, bancas de jornal e lotéricas. Padarias e lojas de conveniência também estão abertas, mas sem consumo no local. Supermercados devem controlar o número de pessoas em seu interior. Bancos e indústrias também podem funcionar, respeitando as medidas de higiene.
Leia também
Atividades essenciais como saúde (hospitais, clínicas médicas, laboratórios, farmácias), lavanderias, serviços de limpeza e hotéis estão autorizadas a funcionar normalmente. O decreto recomenda que os moradores saiam de casa apenas para atividades essenciais, como compra de alimentos e remédios, e exercícios físicos individuais, sem aglomerações, evitando parques e praças.
O decreto de calamidade pública, publicado no Diário Oficial do Município, terá validade até o dia 7 de abril. A medida visa proteger a população ribeirão-pretana e controlar a disseminação do vírus.