CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ribeirão Preto está em ‘um nível de infestação muito alto’ do aedes aegypti

Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde aponta que, em fevereiro, os casos de dengue aumentaram 491,8%
infestação aedes aegypti
Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde aponta que, em fevereiro, os casos de dengue aumentaram 491,8%

Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde aponta que, em fevereiro, os casos de dengue aumentaram 491,8%

Ribeirão Preto enfrenta um aumento alarmante de casos de dengue, com 219 registros somente em fevereiro, representando um crescimento de quase 500% em comparação ao mesmo período do ano passado. A situação preocupa as autoridades de saúde, que atribuem o surto ao alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

Índice de Infestação e Risco de Epidemia

O último levantamento, realizado em janeiro, apontou índices preocupantes de infestação em diversos bairros da cidade. Na zona norte, por exemplo, sete em cada 100 imóveis apresentavam focos do mosquito, enquanto na região leste esse número chegava a oito. O índice predial, que mede o número de recipientes com água parada a cada 100 imóveis, também está muito acima do recomendado: na zona norte, foram encontrados 19 focos para cada 100 imóveis. O índice geral do município é de 3,98, classificado como risco de epidemia, com alguns bairros registrando índices ainda mais altos (8, 7,7 e 5,37).

Ações de Prevenção e Conscientização

Apesar das campanhas de conscientização, muitas residências ainda apresentam criadouros do mosquito. A visita a domicílios revelou que, mesmo em casas com moradores doentes, focos de infestação persistem. A população precisa entender que a responsabilidade pela prevenção é compartilhada: a prefeitura atua na limpeza pública e monitoramento de áreas externas, mas a eliminação de criadouros dentro das casas é fundamental. A recomendação é que cada morador inspecione sua residência semanalmente, eliminando recipientes com água parada e tratando aqueles que não podem ser removidos (como ralos externos).

Medidas e ações futuras

O aumento da movimentação de pessoas no início do ano, incluindo o período de Carnaval, agrava ainda mais a situação. A circulação do vírus em outras cidades vizinhas, como Araraquara e Franca, também contribui para o risco de propagação. A prefeitura está intensificando as ações de combate ao mosquito, incluindo a criação de brigadas em repartições públicas e ações educativas nas escolas. A vacinação contra a febre amarela também é destacada como medida preventiva, já que Ribeirão Preto tem recebido pessoas de outras regiões sem a imunização completa. A situação exige a colaboração de toda a população para evitar uma epidemia de dengue.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.